img-feed img-feed-email

Voltando

Bom pessoal vou procurar aparecer mais por aqui, gostaria também que causo vocês encontrem algo desatualizado ou errado por favor me avisem pode ser pelos comentários mesmo...

Lonkpédia-Napoleão Bonaparte


Napoleão Bonaparte, nascido Napoleone di Buonaparte, (Ajaccio, Córsega, 15 de Agosto de 1769 — Santa Helena, 5 de Maio de 1821) foi o dirigente efectivo da França a partir de 1799 e adoptando o nome de Napoleão I foi Imperador da França de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente de 20 de março a 22 de junho de 1815. Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Napoleão nomeou muitos membros da família Bonaparte para monarcas, mas eles, em geral, não sobreviveram à sua queda. Foi um dos chamados "monarcas iluminados", que tentaram aplicar à política as idéias do movimento filosófico chamado Iluminismo ou Aufklärung.

Napoleão Bonaparte tornou-se uma figura importante no cenário político mundial da época, já que esteve no poder da França durante 15 anos e nesse tempo conquistou grandes partes do continente europeu. Os biógrafos afirmam que seu sucesso deu-se devido ao seu talento como estrategista, ao seu talento para empolgar os soldados com promessas de riqueza e glória após vencidas as batalhas, além do seu espírito de liderança.

O governo do Diretório foi derrubado na França sob o comando de Napoleão Bonaparte, que, junto com a burguesia, instituiu o consulado, primeira fase do governo de Napoleão. Este golpe ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumário' (data que corresponde ao calendário estabelecido pela Revolução Francesa e equivale a 9 de novembro do calendário gregoriano) em 1799. Muitos historiadores alegam que Napoleão fez questão de evitar que camadas inferiores da população subissem ao poder.


Veja mais sobre Napoleão Bonaparte em:
Wikipédia
► Leia mais...

Lonkpédia-Simon Bolívar


Feitos: conduziu a revolução que originou na independência da América do Sul.
Data: 1813
Líder: Simon Bolívar
País: Venezuela

General e estadista Venezuelano. Tornou-se, desde 1813, o condutor máximo da revolução que originou-se a independência da América do Sul. Foi o chefe libertador Das 6 (seis) nações da América: Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá (país que fica na América Central), Peru e Bolívia do domínio espanhol., recebendo oficialmente o título de "El Libertador" pelos congressos desses países.
estimulado pela invasão napoleônica da Espanha em 1810, Bolivar desencadeou uma séries de campanhas militares. Em 1821 libertou a Venezuela. Nos quatros anos seguintes expulsou os espanhóis do Equador, do Peru, da Colômbia e da Bolívia (país que lhe deve o nome). em 1830, renuncia à chefia de Nova Granada, que se fraguimenta, originando-se dois países: Colômbia e Panamá.
► Leia mais...

lonkpédia-Vestibular


O Vestibular é um exame tradicional por todas as universidades do brasil afim de selecionar candidatos a vagas oferecidas.O vestibular caracteriza-se normalmente pelo o que você já aprendeu no ensino fundamental e médio, sendo pricipal acesso ao ensino superior.è o criterio maois importante de seleção de candidatos, utilizado tanto pelas instituições publicas quanto privadas de ensini superior.Mas tem um maior significado nas instituições publicas, por ser gratuito. mas são as mais procuras. O vestibular é um modelo contantemente críticado (por especialistas), embora seja o mais aceito em todo país.Os vestibulares mais concorridos são aqueles que permitem o ingresso em universidades públicas Como: USP, UNICAMP, FUVEST, entre outras.há alguns vestibulares privados bastante concorridos. É o caso do exame para ingresso à FGV/SP (fundação Getúlio Vargas de SP) e de alguns vestibulares para a medicina.

Para saber mais assuntos relacionado ao vestibular acesse:
Wikipédia
► Leia mais...

lonkpedia-Brasil

Mapa do Brasil

O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federativa formada pela união de 26 estados federados, pelo Distrito Federal, situada na América do Sul. Tem a quinta maior população e também quinta maior área do mundo com 8.514.876,599 km², o país também é a maior economia da América Latina. Ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. Faz fronteira a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa, Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru e, por fim a Colômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e o Equador. O país é banhado pelo Oceano Atlântico ao longo de toda sua costa, ao norte, nordeste, sudeste e sul.
Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no Oceano Atlântico como exemplo: Fernando de Noronha (território especial do Estado de Pernambuco) e Trindade e Martim Vaz no Espírito Santo. Há também um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas. O Brasil é dividido administrativa e politicamente em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e o Distrito Federal (capital Brasília), os 26 estados são: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do norte, paraíba, Pernambuco, Alagoas, maceió, Bahia, Minas Gerais, Rio de janeiro, São paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do sul, Mato grosso, Goiás, Mato grosso do sul e Tocantins . Nelas estão divididos os 5.564 municípios do país.
Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil apresenta uma das mais baixas densidades populacionais. A maior parte da população se concentra ao longo do litoral, apresentando enormes vazios demográficos em seu interior.
Colonizado por Portugal, o Brasil é o único país de língua portuguesa da América. A religião com mais seguidores é o catolicismo, sendo o país com maior número de católicos do mundo. A sociedade brasileira é uma das mais multirraciais do mundo, sendo formada por descendentes de europeus, indígenas, africanos e asiáticos.
► Leia mais...

Guerra do paraguai (histórias do brasil)

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864 a partir da ambição do ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
Visando a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da fraca defesa brasileira naquela região para invadi-la e conquistá-la. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, sentiu-se motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai através do território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingi-lo, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.
Decididos a não mais serem ameaçados e dominados pelo ditador Solano Lopes, Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, os três paises lutaram juntos para deterem o Paraguai, que foi vencido na batalha naval de Riachuelo e também na luta de Uruguaiana.
Esta guerra durou seis anos; contudo, já no terceiro ano, o Brasil via-se em grandes dificuldades com a organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias que os derrotavam na maioria das vezes. Diante deste quadro, Caxias foi chamado para liderar o exército brasileiro. Sob seu comando, a tropa foi reorganizada e conquistou várias vitórias até chegar em Assunção no ano de 1869. Apesar de seu grande êxito, a última batalha foi liderada pelo Conde D`Eu (genro de D. Pedro II). Por fim, no ano de 1870, a guerra chega ao seu final com a morte de Francisco Solano Lopes em Cerro Cora.
Conclusão: Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações européias. Para a Inglaterra, um exemplo que não deveria ser seguido pelos demais países latino-americanos, que eram totalmente dependentes do império inglês. Foi por isso, que os ingleses ficaram ao lado dos países da tríplice aliança, emprestando dinheiro e oferecendo apoio militar. Era interessante para a Inglaterra enfraquecer e eliminar um exemplo de sucesso e independência na América Latina. Após este conflito, o Paraguai nunca mais voltou a ser um país com um bom índice de desenvolvimento econômico, pelo contrário, passa atualmente por dificuldades políticas e econômicas.

► Leia mais...

Bandeira Nacional (história da bandeira Brasil)


Bandeira Nacional

A bandeira do Brasil foi criada em 18 de setembro de 1889, com a proclamação da República. Após algumas mudanças na bandeira, passou a ser adotada em 19 de novembro de 1889, esse dia é comemorado como Dia da Bandeira.
Todas cores e símbolos que a compõem possuem um significado: As estrelas, por exemplo, são 27 simbolizando os 26 estados mais o Distrito Federal cinco - delas formam o cruzeiro do sul.
► Leia mais...

descoberta lei da gravidade (Isaac Newton)

Isaac Newton
Descoberta: Lei da gravidade
Campo: Física
Data: 1683
Descobridor: Isaac Newton
País: Inglaterra


Matemático, físico, astrônomo e filósofo inglês. Expôs, no século XVIII, importantes teorias como: o princípio da gravitação universal, a teoria da decomposição da luz branca em espectro e dos anéis coloridos das lâminas delgadas. O cálculo diferencial, forma avançada de matemática que Newton inventou para estudar variações, é hoje uma ferramenta essencial em campos como a economia e a exploração espacial.
► Leia mais...

Descoberta da Améica (Cristóvão Colombo)

Cristóvão Colombo
Descoberta: Descoberta da América
Data: 1492
Descobridor/ Explorador: Cristóvão Colombo
País: Itália

Navegador italiano, citado pelo historiadores como O GENOVÊS. Acreditava na redondeza da terra e por este motivo pediu aos portugueses que o deixassem navegar para o oriente velejando pelo ocidente. Negado tal pedido, foi à Espanha e conseguiu o patrocínio para sua viagem, com o consentimento da Rainha Isabel e do Rei Fernando.
Partiu de Palos com três embarcações: Santa Maria, Pinta e Nina. Descobriu a América em 12 de outubro de 1492. Chamou de índios os habitantes da terra que acabara de descobrir, pois acreditava estar nas índias.
► Leia mais...

lonkpedia- Henry Ford (indústria do automóvel) modelo-t

Henry Ford

Carro Modelo-T



As grandes invenções
Descoberta: linha de montagem (indústria do automóvel)
Data: 1903
Descobridor: Henry Ford
País: E.U.A

Em 1903, Henry Ford se instalou em Detroit, para fabricar e vender automóveis. Durante dezenove anos fabricou apenas um tipo, o modelo t. vendeu 15,5 milhões deles, metade da produção de carros do mundo. Por 850 Dólares, o robusto e simples modelo T foi o primeiro carro a caber no orçamento de um agricultor. Os preços caíram ainda mais quando a Ford inventou um sistema de fabricação- a linha de montagem andante, que chegou a produzir um fordeco Lizzie a cada 24 segundos. As outras fábricas adotaram o método de Ford para a industrialização, e assim, puderam abastecer o mercado com mais eficiência.
► Leia mais...

Os 10 maiores países

listão dos 10(dez) maiores países.

1.Rússia - 17.075.400 km2
2. Canadá - 9.976.139 km2
3. República Popular da China - 9.596.960 km2
4. Estados Unidos - 9.519.666 km2
5. Brasil - 8.547.403 km2
6. Austrália - 7.682.300 km2
7. Índia - 3.287.590 km2
8. Argentina - 2.776.889 km2
9. Cazaquistão- 2.717.300 km2
10. Sudão - 2.505.813 km2
► Leia mais...

lonkpedia-teoria da relatividade Albert Einstein


Descoberta: Teoria da relatividade
Campo: Física
Data: 1905
Descobridor: Albert Einstein
País: Alemanha

Albert Einstein
Físico alemão, naturalizou-se americano em 1940. marcou a ciência moderna com a sua criação de várias teorias, sendo as mais importantes a teoria dos quantas e a da relatividade. Na sua vida, publicou muitas obras: Rumo à eletrodinâmica dos corpos em movimento, A lei do movimento browniano, da teoria quântica dos raios e a identidade da massa e da energia. Manisfestou-se várias vezes em favor da paz duradoura. Em 1921, ganhou o Prêmio Nobel de Física.
► Leia mais...

lonkpedia-Revolução Americana

Revolução Americana

As colônias britânicas na América do Norte atraíram uma imigração em massa de dissidentes religiosos e de pobres durante os séculos XVII e XVIII, provenientes de todas as partes das ilhas Britânicas, da Alemanha, da Holanda e de outros países. A população chegou a 3 milhões de brancos e negros na década de 1770. Apequena população nativa dói dimizada por doenças européias e por guerras com e entre as várias colônias. As tentativas inglesas se controlar o comércio colonial e de tributar os colonos para cobrir os custos da administração e de defesa colônias colidiram com as tradições de autonomia local, e acabaram incitando as colônias à rebelião.
► Leia mais...

lonkpedia-Revolução industrial na Inglaterra

Revolução industrial na Inglaterra

Os Melhoramentos agrícolas, como a semeadeira(1701) e a criação de animais em fazendas, foram implementados no campo que se formaram quando proprietários privados cercaram terras públicas. Os lucros provenientes da agricultura e do comércio colonial e estrangeiro (em 1800 o volume era de R$ 81 milhões) foram canalizados por centenas de banco e da bolsa de valores (fundada em 1773) para os novos processos industriais.
A bomba a vapor inventada Newcomen (1712) auxiliou a mineração de carvão. O carvão era o combustível das novas e eficientes máquinas a vapor patenteadas por watt em 1769, e a fusão do carvão coque produzia ferro bom e barato para a maquinaria de fiar (1764) eram usadas nas novas grandes fábricas têxteis de algodão, em que mulheres e crianças constituía boa parte da força de trabalho.
As mercadorias eram transportadas de forma barata pelos canais (3.00 construídos entre 1760-1800).
► Leia mais...

lonkpedia- Alberto Santos Dumont (14-bis)



Criação Avião
Campo As grandes invenções
Data 1906
Criador: Alberto Santos Dumont
País: Brasil


Aeronauta, inventor e construtor brasileiro. Educado na França, onde passou boa parte de sua vida. Idealizou o primeiro relógio de pulso, logo fabricado pela famosa fabrica Cartier. Em 1906 decolou seu 14-bis em paris para um vôo de 220 metros e 21 segundos de duração. Foi o primeiro vôo de uma máquina mais pesada do que o ar oficialmente documentado. Santos Dumont voltou ao Brasil em 1928 e, desgostoso com o uso do avião em guerras, matou-se durante um surto de depressão.
► Leia mais...

lonkpedia-Ludwig Van Beethoven (nove sinfonias, Sonata ao luar, Patética etc...)


Criação Nove sinfonias
Campo música
Data séc.XIX
Criador: Ludwig Van Beethoven
País: Alemanha
Músico alemão. Desde a sua infância recebeu influência da música de Bach e da escola de Mannheim. Foi discípulo de Haydn. Em 1783, foi nomeado acompanhante da capela do príncipe Eleitor e deu lições de piano para as famílias de prestígio da cidade.
A surdez prematura, desde a idade de trinta anos, o impediu de tocar em concertos. Foi um homem solitário e apaixonado pela natureza. Suas principais obras foram: Sonata ao luar, Patética, Appassionata, Nona sinfonia, etc.
► Leia mais...

lonkpedia-França


ÁREA: 543.965 km²CAPITAL: ParisPOPULAÇÃO: 65 447 374 milhões (estimativa 2010)MOEDA: EuroNOME OFICIAL: República Francesa .NACIONALIDADE: francesa DATA NACIONAL: 14 de julho.


História


Por volta do século IV da nossa era, na época da decadência do Império Romano, o imperador Juliano, para pacificar estas tribos, cedeu a Gália, e os francos se incorporaram ao império como um aliado federado.
Na época do seu apogeu, o reino dos francos abarcou a maior parte do atual território da França e parte do que hoje é a Alemanha. Este povo germânico uniu-se aos povoadores celtas do lugar, os gauleses, e ambos os grupos indo-europeus constituíram a origem do que séculos mais tarde seria a nação francesa.
No entanto, os francos deixaram uma marca mais forte que a dos gauleses, pelo menos no nome do país: etimologicamente, França significa ´terra dos francos´.
As fronteiras da França moderna são muito semelhantes às fronteiras da antiga Gália, território habitado pelos gauleses, de origem celta. A Gália foi conquistada pelos Romanos no século I a.C., e os gauleses acabaram por adoptar a cultura e a língua latinas.
O Cristianismo instalou-se durante os séculos II e III. As fronteiras do leste da Gália ao longo do rio Reno foram atravessadas por tribos germânicas - principalmente os Francos, dos quais o antigo nome "Francie" vem - durante o século IV.
Apesar de a monarquia francesa ser muitas vezes datada do século V, a existência contínua da França como uma entidade separada começa com a divisão do império franco de Carlos Magno em uma parte leste e uma parte oeste. A parte do leste pode ser considerada como o começo do que é a atual Alemanha, a parte oeste como a França.
Os sucessores de Carlos Magno dirigiram a França até 987, quando Hugo Capeto, Duque de França e conde de Paris, foi coroado Rei da França. Seus sucessores, a dinastia dos Capetos, dirigiram a França até 1789, quando a Revolução Francesa instalou uma República, em uma época de mudanças radicais que começou em 1789.
Após diversas mudanças, a França chegou ao século XX como um país em transição política constante, passando, diversas vezes, por diferentes regimes políticos, piorando sua imagem no mundo (sendo que não possuía tantas colônias como a Inglaterra, que tinha um vasto império que agregava 1/4 do mundo). Com eclosão da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), em 1940 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu o país. Após apenas 43 dias de combates, os franceses se renderam e precisaram da ajuda dos aliados (em destaque, o Reino Unido e os EUA) para sua libertação (iniciada no Dia D, 6 de Junho de 1944).
Apesar disso, no final da guerra, a França obteve o estatuto de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, conseguiu entrar no restrito clube de potências nucleares e foi, juntamente com a Alemanha, o principal incentivador da criação da Comunidade Européia.
► Leia mais...

União Européia

União européia

A união Européia representa uma área de livre circulação de mercadoria e pessoas na Europa, que inclui 15 países (atualmente mais de 15). Esse mercado comum entrou em vigor em 1993, apontando o Euro como moeda comum em 2002, com exceção da Suécia, Dinamarca e Reino Unido, tendo como objetivos promover a integração da Europa com o fim de barreiras tarifárias entre os países membros, e introdução de metas macroeconômicas comuns, além do estabelecimento de uma legislação supranacional.
Os quinze Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxerburgo, Portugal, Suécia e Reino unido.
► Leia mais...

pré-história, Idade antiga, Idade Média etc.

A linha do Tempo





Para facilitar o estudo da história, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo. A linha do tempo reparte a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade - antiga. Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até os tempos atuais.
Pré-história - Compreende desde o surgimento do homem na terra, há três milhões de anos, até a invenção da escrita, 3500 a.C.
Idade Antiga – Iniciada com o surgimento da escrita, durou até a invasão do Império Romano Ocidental pelos bárbaros, em 476 d.C.
Idade Média – Seu início deu-se com o fim do Império Romano Ocidental e seu término foi caraterizado pela invasão dos turcos a Constantinopla, em 1453.
Idade Moderna – Com a invasão de Constantinopla iniciaram-se as chamadas grandes navegações, que deram origem à Idade Moderna, que durou até a época da Revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea – Iniciada com a Revolução Francesa, dura até os dias de hoje.
Apesar de facilitar o estudo da história, essa divisão privilegia apenas a história ocidental cristã, pois trata apenas a história européia. Essa divisão tem significado para os europeus e para os povos que descendem da sua cultura (nós americano, por exemplo), mas não tem significado para outros povos, como por exemplo, o chinês, pois a história deles é totalmente diferente.
Também devemos observar que alinha do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). O marco zero da história ocidental seria, então, o nascimento de Jesus Cristo, pois fatos ocorridos antes de seu nascimento são contados de modo decrescente e tudo que ocorre depois é contado como crescente. Na cultura judaica a contagem dos anos já ultrapassou o ano 5000; os hindus e os japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos. Portanto, deve-se sempre tomar cuidado com a referencial adotado e questionar os conceitos, para ver se realmente condizem com a realidade.
Outra questão que deve ser levada em consideração é que a história nunca foi feita apenas com alguns grandes fatos e personagens. A história é um processo em contínua transformação, do qual todos os seres humanos participam.
► Leia mais...

 
▲ TOPO ▲