img-feed img-feed-email

Voltando

Bom pessoal vou procurar aparecer mais por aqui, gostaria também que causo vocês encontrem algo desatualizado ou errado por favor me avisem pode ser pelos comentários mesmo...

Nafta


O Nafta

Vários projetos de economias supranacionais começaram a ser esboçados na década de 90, fortalecendo a tendência de alianças econômicas regionais.
Em 1994, EUA, Canadá e México deram os primeiros passos rumo à formação de um economia supranacional, com a criação do NAFTA ( Acordo de Livre Comércio da América do Norte ). Juntos, formam um mercado de aproximadamente 380 milhões de habitantes e respondem por um PIB de 7 bilhões de dólares. O acordo prevê a criação de uma zona de livre comércio, onde a abolição total das tarifas aduaneiras só será colocada em prática no ano 2015.

Entretanto, uma grande quantidade de produtos já circulava livremente entre os três países sem nenhuma taxação.
A grande diferença socioeconômica entre México e os outros dois países do Nafta é o maior empecilho para a formação de um mercado único nos moldes da UE. Além disso, a unificação desse mercado suscita muitas incertezas e preocupações, tanto nos Estados Unidos como o México.

O maior temor dos sindicatos norte - americanos e que ocorra transferência de indústrias dos Estados Unidos para o México, pela mão de obra mais barata o que causaria grande desemprego nos EUA.
Os mexicanos acreditam que o fácil intercâmbio comercial entre os três países levará vários setores à falência devido a menor tecnologia mexicana . Outros acham que o Nafta aumentará a automação e robotização de várias atividades industriais e de serviços, aprofundando, conseqüentemente, o problema do desemprego.

Nafta

O elevado índice de sucesso da União Européia e o alto crescimento dos parceiros comerciais, em escala mundial, estimularam a construção, em 1993, do NAFTA (North América Free Trade Agreement), no qual consolidou a integração de importantes nações da América do Norte e do mundo, como Estados Unidos, Canadá e México, esse bloco tem por objetivo fazer frente à União Européia.

O principal país desse bloco é os Estados Unidos e o segundo é o Canadá, esse apesar de se enquadrar entre as melhores economias e contar com um elevado índice em seu IDH depende diretamente dos investimentos americanos.

Nessa integração as duas maiores potências realizaram uma abertura nas relações econômicas com o México, país que se enquadra no grupo de nações emergentes, mas que está muito atrás dos Estados Unidos e do Canadá, porém possui um imenso mercado consumidor, que usam continuamente os produtos americanos e canadenses. Outro atrativo do México para as potências do bloco é em relação às reservas petrolíferas para suprir a necessidade das duas potências, sem contar com o elevado número de mão-de-obra disponível no país.

Atualmente são muitas as discussões para estabelecer acordos com objetivo de incentivar o crescimento dos investimentos no México. Essa transferência de investimentos tem como objetivo assegurar a permanência dos mexicanos em seu país, evitando a imigração ilegal, além do estabelecimento de indústrias norte-americanas do ramo têxtil para gerar produtos com menores custos, direcionado em sua totalidade ao mercado norte-americano.

O Chile, no ano de 1994, recebeu um convite para participar do NAFTA, pois havia o desejo de ampliar o número de participantes no bloco, mas esbarraram no próprio grupo e também fora dele. As principais barreiras para a entrada de novos integrantes foram colocadas pelo Congresso Americano que temiam a inserção de países emergentes, pois esses em algum momento poderiam sofrer crises e os EUA teriam que os socorrer.

O fluxo de mercadorias entre os integrantes do bloco cresceu em aproximadamente 150% na última década, elevando de forma significativa a economia mexicana, que agora se encontra entre as 15 maiores do mundo.


Posts Recentes

Feed/RSS
Carregando...

Tempo

 
▲ TOPO ▲