img-feed img-feed-email

Voltando

Bom pessoal vou procurar aparecer mais por aqui, gostaria também que causo vocês encontrem algo desatualizado ou errado por favor me avisem pode ser pelos comentários mesmo...

Nossa língua vai mudar

Novas regras.


Para que você tenha uma ideia do que representará o novo acordo em seu dia-a-dia.

As palavras que terão nova grafia para os brasileiros estão destacadas em negrito. Quando são admitidas duas grafias, optamos por sublinhar a palavra. Mas fique tranquilo, pois verá que as mudanças não são muitas.

De facto, a ortografia comum adotada não trará muitas alterações para o português no Brasil. Estudos linguísticos nos quais se basearam o acordo indicam que nossos dicionários terão de mexer apenas 0,43% das palavras. Em termos relativos o impacto parece pequeno , mas não há cálculos oficiais dos países envolvidos sobre o custo de implementação do acordo. Serão alterados todos os livros didácticos, provas de concurso públicos, vestibulares e, progressivamente, todos os textos publicados em meios impressos e eletrônicos. Por essa razão, o prazo para implantação da ortografia comum foi longamente discutido pelos países por especialistas e académicos e o cronograma estabelecido não é o mesmo. No Brasil, os livros didáticos adotados por escolas públicas em 2010 já devem trazer as mudanças, enquanto as demais publicações não têm data marcada.


O.B.S: Texto publicado pela editora Abril>guia do estudante>Atualidades 2009> Já nas bancas. Um Livro muito bom com vários assuntos importantes para o vestibular.
► Leia mais...

John Fitzgerald Kennedy

John Fitzgerald Kennedy

Político americano. Iniciou sua carreira política em 1946. Em 1960 foi escolhido para candidato do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos. Derrotou o Candidato do Partido Republicano Richard Nixon, tornando-se o trigésimo Presidente dos Estados Unidos. Durante seu governo defendeu a política da não segregação racial, o combate ao desemprego e uma nova lei do salário mínimo, sendo aprovado pelo Congresso, após sua morte, em 1964, pela lei dos Direitos Civis.

Foi assassinado quando desfilava, em carro aberto, em visita à cidade de Dallas. Até hoje sua morte permanece envolta de dúvida.

► Leia mais...

Thomas Jefferson

Thomas Jefferson

Político e filósofo, autor da Declaração de Independência, em 1776, e terceiro presidente dos Estados Unidos, de 1801 a 1809. Possuía grandes conhecimentos de história, literatura, direito, arquitetura, ciências e filosofia. Como diplomata e amigo de intelectuais britânicos e franceses, teve acesso direto à cultura e ao pensamento europeus, que aplicou em seu país.

Em seu primeiro mandato como presidente, realizou a compra de Louisiana e a organização de uma expedição para explorar o novo território. Em seu segundo mandato teve menos êxito. Com o objetivo de obrigar os ingleses a respeitarem a neutralidade dos Estados Unidos no alto-mar durante as guerras napoleônicas, convenceu o Congresso a bloquear todo o comércio com a Grã-Bretanha, manobra essa que arruinou a economia do país durante uma geração.

► Leia mais...

Revolução Científica

Os últimos pensadores nominalistas (Ockham, c. 1300-49) de Paris e Oxford desafiaram a ortodoxia aristotélica, permitindo uma abordagem científica mais livre. Mas os valores metafísicos, como a fé neoplatônica num cosmos ordenado, matemático, ainda motivavam e comandavam os subseqüentes questionamentos. Copérnico (1473-1543) promoveu a teoria heliocêntrica, que foi confirmada quando Kepler (1571-1630) descobriu as leis matemáticas que descreviam as órbitas dos planetas. A crença cristã aristotélica de que céus e terra eram fundamentalmente diferentes entrou em colapso quando Galileu (1564-1642) Descobriu manchas solares móveis, topografia lunar irregular e satélites ao redor de Júpiter. Ele e Newton (1642-1727) desenvolveram uma mecânica que unificava os fenômenos cósmicos e terrestres. Para atender às necessidades da nova física, Newton e Leibniz (1646-1716) inventaram o cálculo, e Descartes (1596-1650) inventou a geometria analítica.

A explosão da ciência investigativa incluiu a descoberta da circulação do sangue (Harvey, 1578-1657), da vida microscópica (Leeuwenhoek, 1632-1723) e avanços na anatomia (Vesalius, 1514-64, dissecou cadáveres) e na química (Boyle, 1627-91). Fundaram-se institutos de pesquisa científica: Florença, 1657, Londres (Royal Society), 1660, Paris, 1666. As invenções proliferaram (máquina a vapor de Savery, 1696).
► Leia mais...

Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.

► Leia mais...

Posts Recentes

Feed/RSS
Carregando...

Tempo

 
▲ TOPO ▲