img-feed img-feed-email

Voltando

Bom pessoal vou procurar aparecer mais por aqui, gostaria também que causo vocês encontrem algo desatualizado ou errado por favor me avisem pode ser pelos comentários mesmo...

Tsunami

Um tsunami ou maremoto é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Acidentes podem ocorrer de forma elevada, visto que as ondas se movem mais rapidamente do que os seres humanos.
Terremotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.

Causas


Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. É muito improvável que esses movimentos podem formar-se em limites divergentes (construtivo) ou conservativos das placas tectônicas. Isso ocorre porque os limites construtivos ou conservadores em geral não perturbam o deslocamento vertical da coluna de água. Terremotos relacionados a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.
Tsunamis têm uma pequena amplitude (altura da onda) em alto mar e um comprimento de onda muito longo (muitas vezes centenas de quilômetros de comprimento), sendo por isso que geralmente passam despercebidos no mar, formando apenas uma ligeira ondulação de normalmente cerca de 300 milímetros (12 pol) acima do normal superfície do mar. Eles crescem em altura quando atingem águas mais rasas, em um processo de empolamento da onda descrito abaixo. Um tsunami pode ocorrer em qualquer estado de maré e até mesmo na maré baixa ainda pode inundar áreas costeiras.
► Leia mais...

Termos e conceitos filosóficos

* Alienação

Na verdade, este termo surgiu primeiramente no campo econômico, como uma designação do processo no qual o operário vende seu trabalho, mas perde o que produziu. Neste process, o operário teria sua consciência fragmentada, passando a ser comandado. Atualmente, tal termo passou a designar qualquer forma de perda da individualidade e da capacidade de critica, principalmente quanto aos meios de comunicação de massa que seriam responsáveis por dominar os usuários, levando-os a não raciocinar quanto ao que vêem e ouvem.

* A priori ou priorismo

A priori, que significa "pelas razões anteriores" , é a prática de tirar conclusões apenas por meio do raciocínio, sem se valer da experiência. Pode também ser designada como apriorismo. Um exemplo de apriorismo seria dizer "o homem existe" , " as maçãs são vermelhas" etc.; apenas com a observação pode-se perceber tais características sem a necessidade de uma investigação mais profunda.

* A posteriori

Ao contrario da pratica do apriorismo, a posteriori significa apreender determinado conhecimento ou provar uma tese por meio da experiência. pode-se citar como exemplo a comprovação da existência da força da gravidade; não se pode chegar a uma conclusão exata apenas por meio da contemplação.

* Ceticismo ou Cepticismo

O ceticismo seria uma doutrina contrária ao Dogmatismo. ela não aceita qualquer postulado, baseando-se sempre na duvida; só por meio dela o homem pode chegar ao conhecimento da verdade.

* Dialética

A dialética pode ser designada como a arte de dialogar e discutir sobre determinada tese, considerando-se os pontos divergentes e convergentes. Na grécia, fazia parte das sete artes liberais, ou seja, próprias do homem livre. Hegel afirma que a dialética seria o processo pelo qual o pensamento alcança a tese, antítese e síntese.

* Dogmatismo

Dogmatismo é a doutrina que afirma seus postulados baseando-se apenas na autoridade, não admitindo critica ou discussão. Segundo ela, o conhecimento pode ser alcançado por intermédio da razão, utilizando-a de forma acertada. Assim como a verdade, que engloba a capacidade de entender o homem, Deus e o Universo, também a razão pode ser alcançada por meio da inteligência, e do conhecimento. Distinguem-se dois tipos de dogmatismo: o verdadeiro, que se baseia na verdade, e o falso, que tem como referencia apenas um critério, não admitindo os demais.

* Empirismo

O empirismo é uma doutrina baseada no conhecimento empírico, ou seja, o conhecimento adquirido por meio da experiência, mas sem o uso de métodos determinados. Os principais filósofos representantes desta doutrina foram: Hume e Locke.

* Epistemologia

A epistemologia caracteriza-se pelo estudo do próprio pensamento científico. Por meio de um método critico a epistemologia analisa as hipóteses e os resultados obtidos pelas ciência já constituídas, tentando definir seus valores, objetivos e seu caráter lógico. Pode também ser chamada de teoria da ciência.

* Idealismo

O idealismo é uma doutrina que considera de a unica forma de o homem chegar ao conhecimento é por meio de suas próprias ideias; afinal, o mundo real seria uma representação do mundo humano. Assim, uma cadeira é uma cadeira porque segundo a ideia do ser humano tal objeto possui aquelas determinadas características: quatro pernas ou rodinhas, um assento e um encosto etc.

* Ideologia

A ideologia pode ser entendida como uma "ideia que parece mas não é". É tida por muitos estudiosos como a forma de dominação praticada pela classe dominante para manter o controle sobre a classe dominada. Um exemplo de ideologia é a publicidade, que exibe um ideal social e econômico, mascarando a realidade. Assim, nos reclames de cigarro, é apresentada a imagem de pessoas felizes e saudáveis porque fumam determinada marca de cigarros, quando na realidade milhões de pessoas morrem ou tornam-se debilitadas pelos efeitos causados pelo uso de tal produto.

* Lógica

A Lógica pode ser definida como a ciência ou o estudo que se detém em analisar a coerência entre os elementos de um sistema filosófico, científico, religioso etc. Só essa coerência poderia dar forma ao verdadeiro conhecimento. Para se ter uma ideia mais simplificada de tal definição basta pensar na organização de uma biblioteca; a sequência em que os livros estão expostos nas estantes seque uma lógica alfabética e numérica, de forma que quando o leitor queira um dos livros ele possa encontra-lo com facilidade. A lógica também pertence ao campo matemático como a forma de expressar, em linguagem matemática, o pensamento científico.
► Leia mais...

Posts Recentes

Feed/RSS
Carregando...

Tempo

 
▲ TOPO ▲