img-feed img-feed-email

Voltando

Bom pessoal vou procurar aparecer mais por aqui, gostaria também que causo vocês encontrem algo desatualizado ou errado por favor me avisem pode ser pelos comentários mesmo...

neoliberalismo


Milton Friedman: um dos idealizadores do neoliberalismo


O neoliberalismo, hoje em dia, é a ideologia adotada em quase todo o mundo. Essa ideologia está difundida em vários planos, principalmente nos planos político e econômico. Mas para entendermos melhor essa doutrina seria mais adequado analisar historicamente suas raízes e ver como o sistema capitalista chegou a esse estágio.
Nos séculos XVII e XVIII, foi adotado, para base de revoluções liberais, o liberalismo, o qual era uma das bases do movimento intelectual iluminista. Essa doutrina, o liberalismo, foi desenvolvida por filósofos da época e se dividia em vários campos, mas a mais importante é sua análise na economia.

No campo econômico temos como principal filósofo Adam Smith, pai do liberalismo econômico e do capitalismo, além de outros como Malthus, Ricardo e Mill. Eles defendiam a ampla liberdade econômica e a não intervenção do Estado na economia. Acreditavam que as relações econômicas podiam ser deixadas em cargo da “mão invisível’’ (expressão usada por A. Smith) do mercado”. Acreditavam também que a economia era uma ciência que podia ser explicada através de leis naturais, como exemplo, a lei da oferta e da procura e a lei da livre concorrência.
Porém, com a crise de 1930 houve um enfraquecimento no sistema capitalista, forçando assim as grandes potências da época, como os E.U.A., a adotarem métodos a fim de resolver esse problema.

Assim, tomando como exemplo o governo norte-americano, a partir do ‘’New Deal’’, o Estado passou a intervir na economia, regulamentando e direcionando as relações e transações econômicas. Essa idéia reformista para o sistema foi desenvolvida pelo liberal Keynes, na qual ele afirma que o capitalismo é um sistema socioeconômico essencialmente instável e tende para o desequilíbrio. Essa nova doutrina originou o Welfare State.
Após atravessar a crise dos anos 70, países desenvolvidos passavam a ter problemas como inflação, recessão e desemprego caracterizando a decadência da teoria keynesiana, para a economia, e do Welfare State, originando a adoção do neoliberalismo.

O neoliberalismo defendia que a atuação do Estado retardava o processo de realocação dos capitais dos setores industriais ultrapassados para aqueles surgidos com a terceira revolução industrial. Defende assim completa liberdade de mercado e total afastamento do Estado na produção e na intermediação das relações entre patrão e empregado.
As principais críticas a atual doutrina são ditas em vários planos. Primeiramente no econômico, vive-se a etapa conhecida como monopolista, marcada pela ação de grandes conglomerados empresariais.

Pelas teorias neoliberais econômicas sabe-se que somente as grandes empresas sobrevivem no mercado. Além disso, ocorreu, e ainda ocorre, o aumento da questão social, ou seja, a elevação dos índices de desemprego e pobreza nas nações ricas, sem contar com as crises em países periféricos, graças à má distribuição de renda.
Por todos esses pontos, as idéias neoliberais não são tão atraentes para a maioria da população. Elas podem ser até favoráveis para soluções do mercado, mas são um influente fator nos problemas sociais do nosso século.

Características do Neoliberalismo (princípios básicos):

- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

Críticas ao neoliberalismo

Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Pontos positivos

Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem.

Posts Recentes

Feed/RSS
Carregando...

Tempo

 
▲ TOPO ▲