img-feed img-feed-email

Voltando

Bom pessoal vou procurar aparecer mais por aqui, gostaria também que causo vocês encontrem algo desatualizado ou errado por favor me avisem pode ser pelos comentários mesmo...

pré-história, Idade antiga, Idade Média etc.

A linha do Tempo





Para facilitar o estudo da história, costuma-se dividi-la em uma linha do tempo. A linha do tempo reparte a história em grandes períodos históricos: Pré-história, Idade - antiga. Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, abrangendo desde o surgimento do homem na terra até os tempos atuais.
Pré-história - Compreende desde o surgimento do homem na terra, há três milhões de anos, até a invenção da escrita, 3500 a.C.
Idade Antiga – Iniciada com o surgimento da escrita, durou até a invasão do Império Romano Ocidental pelos bárbaros, em 476 d.C.
Idade Média – Seu início deu-se com o fim do Império Romano Ocidental e seu término foi caraterizado pela invasão dos turcos a Constantinopla, em 1453.
Idade Moderna – Com a invasão de Constantinopla iniciaram-se as chamadas grandes navegações, que deram origem à Idade Moderna, que durou até a época da Revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea – Iniciada com a Revolução Francesa, dura até os dias de hoje.
Apesar de facilitar o estudo da história, essa divisão privilegia apenas a história ocidental cristã, pois trata apenas a história européia. Essa divisão tem significado para os europeus e para os povos que descendem da sua cultura (nós americano, por exemplo), mas não tem significado para outros povos, como por exemplo, o chinês, pois a história deles é totalmente diferente.
Também devemos observar que alinha do tempo é dividida em duas partes: antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). O marco zero da história ocidental seria, então, o nascimento de Jesus Cristo, pois fatos ocorridos antes de seu nascimento são contados de modo decrescente e tudo que ocorre depois é contado como crescente. Na cultura judaica a contagem dos anos já ultrapassou o ano 5000; os hindus e os japoneses também não utilizam o nascimento de Cristo para sua contagem dos anos. Portanto, deve-se sempre tomar cuidado com a referencial adotado e questionar os conceitos, para ver se realmente condizem com a realidade.
Outra questão que deve ser levada em consideração é que a história nunca foi feita apenas com alguns grandes fatos e personagens. A história é um processo em contínua transformação, do qual todos os seres humanos participam.

 
▲ TOPO ▲